domingo, 27 de maio de 2007

A MARAVILHOSA ESTÓRIA DO SAPO TARÔ-BEQUÊ EM ARAGUAÍNA

Tarô-Bequê e Cainhamé

Atores em cena


Márcio Souza recebe homenagem


Atores ao final do espetáculo


Índios dançam antes da peça

Índios durante ritual


Índios recepcionam público - fotos: jjLeandro


Um espetáculo para percorrer o Brasil. Essa é a proposta da peça A Maravilhosa Estória do Sapo Tarô-Bequê, do escritor amazonense Márcio Souza, que o grupo Ciganu’s – Teatro e Dança, de Araguaína, estreou no sábado, 26, no auditório da Faculdade Católica Dom Orione, com a presença do autor.

Segundo Wilamas Ferreira, produtor e diretor, o êxito na estréia deixou o grupo de sete atores e dez técnicos muito feliz, pois enfrentaram um árduo trabalho de oito meses de preparação. “São atores que representam pela primeira vez e tiveram que conciliar durante todo o tempo de ensaio a vida privada e a artística, além da tensão da estréia. Isto os tornou vencedores”, revela Ferreira.

Mesmo antes de encerrar a temporada de três meses em Araguaína, a peça deverá ser levada a Colinas do Tocantins no dia 6 de junho. Posteriormente, será a vez do público de Palmas e também Campo Grande (MS), onde as negociações estão avançadas, prestigiar o evento. Na capital tocantinense serão dez apresentações.

Mas as pretensões do grupo Ciganu’s não param por aí. Está na mira, como já aconteceram em outras oportunidades, representar nos palcos de várias capitais brasileiras. “Essa é a proposta”, diz Ferreira sem conseguir disfarçar o entusiasmo.

A empatia entre o autor e o grupo surgiu tão logo Márcio Souza recebeu a gravação de laboratório das primeiras cenas, durante a negociação dos direitos autorais, e foi um estímulo para a empreitada. Aliás, informa o diretor, Souza foi muito simpático ao liberar completamente os direitos autorais para um contrato de um ano, com opção de renovação para mais outro. Logo que travou conhecimento com o trabalho do grupo, o escritor deixou claro sua vontade de participar da estréia. Ferreira confessa que não perdeu tempo, mobilizou os 21 patrocinadores e trouxe-o para ficar cinco dias na cidade, onde além da estréia também participou de oficina de artes com leitores.

A programação no sábado foi variada, com a participação de um grupo de índios da aldeia Xambioá-Karajá que apresentou vários rituais e danças étnicas antes da peça. Ao final, Márcio Souza autografou seus livros para o público.

Ainda no palco após a peça, ao lado dos atores num bate-papo com a platéia, Márcio Souza foi categórico em reconhecer a qualidade da montagem e evidenciar que o trabalho artístico do grupo não tem mais qualquer degrau a conquistar e está pronto para viajar pelo país.

CIGANU’S

A história do Ciganu’s é um relato da persistência que é a marca registrada de quem faz cultura no Brasil. “Desde o início tudo foi muito difícil, mas nunca desistimos”, diz convicto Wilamas Ferreira, presidente do grupo. Criado em 1987, a montagem da peça de Márcio Souza é também um presente aos 20 anos de existência do grupo. E o próprio nome, conforme revela Ferreira, tem tudo a ver com a vida do grupo. “Quando íamos representar em outras cidades, pela falta de dinheiro para a viagem, pedíamos carona na estrada. Parecíamos um bando de cigano. Entre nós mesmos comentávamos isso com muito humor”, relembra sorrindo. “Daí para rotular o grupo não custou nada”.

Passados 20 anos, o nome ainda continua apropriado ao grupo, mas agora pelas constantes viagens encenando país afora. A peça Frei Mulambo, com o patrocínio do projeto BR em Movimento percorreu 30 municípios, sendo cinco deles capitais. Muitos outros trabalhos foram encenados, incluindo, além de peças teatrais, dança, teatro de bonecos e performances com poemas de autores regionais e nacionais.

O volume de trabalho aumentou tanto, diz Ferreira satisfeito, que o grupo viu-se obrigado a formar novos atores, abrindo as portas das artes cênicas para talentos que representam já em seu primeiro trabalho um autor consagrado como Márcio Souza. “É muita responsabilidade, mas estamos muito felizes”, conclui.

jjLeandro










quinta-feira, 24 de maio de 2007

ESPERANÇA VIVA

Foto: Henrique Medeiros

*

ESPERANÇA VIVA

O clima de desesperança com as recorrentes falcatruas descobertas pela Polícia Federal nos mais diversos setores da vida brasileira tem contagiado a população do país. É comum o sentimento de que a corrupção vai triunfar no solo tupiniquim. Eu, independente do que está aí à vista e do que ainda será descoberto – com certeza ainda muita coisa –, sou otimista! A corrupção nunca derrotará o Brasil pelo simples fato de que a esperança é a última que morre.


quarta-feira, 23 de maio de 2007

ÀS ALGEMAS QUEM AS MERECE


Como fazer “negócio” com órgão público


Se você é empreiteiro, tem negócios com órgão público, deseja ser lembrado a qualquer preço e ganhar muitas licitações - da maneira que for possível - então siga alguns conselhos de quem é PhD nesse assunto. Onde ele está agora? Bem, isso não interessa, é mero detalhe. Como aconselhar-se com ele pelo celular? Bem, no momento é impossível. Só através de seu advogado, ou então quando fizerem chegar um celular até ele.

Vamos lá com as dicas:

- Nunca diga “fraude”. Use “negócio”.

- Nunca fale “propina”. Diga sempre “comissão”.

- Nunca diga “superfaturamento”. Fale “readequação orçamentária”.

- A sua empresa é que tem que ser visível; você, não.

- Nunca diga não a um político. O não de hoje pode ser a porta fechada de amanhã.

- Se ele precisar de um favor, ótimo. Isso é meio caminho andado para tê-lo na mão.

- Tenha agentes (calma, não são da PF) infiltrados nos vários escalões de poder. Gente que saiba sorrir e ser pródiga. Quem vai receber o “favor” ou “presente” tem que achar que a mina é inesgotável.

- Se tem filhos pequenos, tenha um bom médico para eles; para você, tenha ótimos advogados de plantão.

- Não confie nem na própria sombra, quanto mais em telefones; se for celular, então, esconjure e bata três vezes na madeira antes de falar.

- Muito cuidado com subalternos, em especial motoristas e secretárias; estão sempre dispostos a abrir o bico e dizer que “recebiam ordens” para tirar o deles da reta.

- Se algum desconhecido lhe procurar propondo um negócio, desconverse; os bons negócios quem tem que descobrir é você. No caso citado pode muito bem ser um jornalista querendo gravar e filmar tudo para um furo de reportagem.

- Só prometa comissão que o seu dinheiro possa pagar. Uma comissão maior que o seu saldo bancário é complicação na certa.

- Mesmo entre quem faz negócios há ética. Nunca se escuse de pagar a comissão que prometeu. Esse velho ditado exemplifica bem esse caso: “Dor de barriga não dá só uma vez”.

- Na maioria das vezes o preço de um homem é diretamente proporcional à importância do cargo que ele ocupa.

- Se tiver problemas com a Justiça, tenha quadros a postos para substituí-lo à altura. O negócio nunca pode parar. Aliás, nesses momentos é quando mais vai precisar dele a mil por hora para pagar os honorários dos advogados.

- Se flagrado em seu negócio, use o paletó para cobrir as algemas. Sendo mulher, ponha óculos escuros e o blazer sobre os pulsos. Não há problema em conservar a bolsa, ela mantém o ar de dignidade.

- Em hipótese alguma quando ficar mal na foto com a Justiça abaixe a cabeça para fugir dos flashs e das câmeras. Quem faz isso é bandidinho pé-rapado.

- Nunca desanime quando enfrentar contratempos com a Justiça. Lembre-se que ficará na cadeia, no máximo, os dias da prisão temporária.

- Uma vez libertado, tenha ânimo! No Brasil, os processos são intermináveis como a corrupção.

- Nunca brigue com a concorrência. Isso pode tornar visível um negócio que trabalha eficientemente em surdina. Ademais, no Brasil há lugar para todos.




jjLeandro



terça-feira, 22 de maio de 2007

DIÁLOGO DE UM EMPREITEIRO EM APUROS



OLÁ, AMIGOS!

OUTRA CRÔNICA MINHA PRA VOCÊS

EM O GLOBO ONLINE - OPINIÃO

AGUARDO A SUA VISITA E O SEU COMENTÁRIO LÁ

NAVALHADAS





CORRUPÇÃO SUPRAPARTIDÁRIA


A Operação Navalha da Polícia Federal que prendeu mais de 40 políticos, funcionários públicos e empresários deixou claro que a corrupção no Brasil democratizou-se. Entre as várias dezenas de prisões efetuadas havia gente do PT, PSDB, DEM, PMDB e PDT. É a corrupção suprapartidária.


********



SEM BARBAS DE MOLHO

A despeito do que possa parecer, os envolvidos com a corrupção no desvio de dinheiro das obras da empreiteira Gautama e ainda soltos e desconhecidos não estão com as barbas de molho, como seria natural. É que todos eles temem a afiada navalha do barbeiro que nesse caso é pra lá de rigoroso...é Federal.


****

EQUILIBRISTAS

Dizem que a PF tem uma relação de nomes de congressistas citados no escândalo da Gautama, que originou a Operação Navalha. Mas eles têm mais chances de sobreviver. Como são bem treinados em ficar em cima do muro, terão mais chances de equilibrar-se no fio da navalha.


*****


PRESENTE DE GREGO

A Gautama distribuiu muitos presentes como pagamento dos “favores” que recebia de homens públicos e que levou muita gente à cadeia. Bobos os que acreditaram que Papai Noel aparece o ano todo.


*******


MADE IN PARAGUAY

Bem ao estilo Made in Paraguay, onde estava integrando a comitiva do presidente Lula em visita àquele país, o ministro das Minas e Energia Silas Rondeau ensaiou uma desculpa aos jornalistas para fugir à acusação da Polícia Federal de que teria recebido propina da empreiteira Gautama: “É tudo falso”.


*******


O CORTE VAI CRESCER

Os jornais dizem que o corte da navalha vai crescer. A PF prepara a segunda etapa da operação. O novo golpe promete atingir governadores e muitos parlamentares, inclusive três senadores. Salve-se quem puder, ou não dever.


*******

MEDO DE BARBEIRO

Muitos políticos estão evitando o salão do barbeiro. Não querem nem passar diante de um deles. Justifica-se...

********

ADIANDO A CIRURGIA

Um famoso político que havia marcado uma cirurgia antes de a PF estourar o esquema da Gautama correu ao consultório para desmarcá-la. Temia que em vez de bisturi o médico usasse navalha.

******

MINISTRO EQUILIBRISTA


O filho pequeno do ministro, assistindo tv na sala, grita para a mãe que lhe prepara um lanche na cozinha:
- Manhêeee! O papai já foi equilibrista em circo?
- Não, filho. Por quê?
- É que o jornalista tá dizendo aqui na tv que ele está se equilibrando no fio da navalha.

*****

A QUEDA

Sem apoio no Palácio do Planalto e no PMDB, o Silas RODÔ...

*****

NO MARANHÃO

Há quem aposte que nesse Lago tem truta..

******

HABEAS CORPUS PREVENTIVO

Telefonema de um envolvido nas falcatruas que a Operação Navalha apura que ainda não foi preso mas esperava assombrado isso para as próximas horas:
Alô, querida! Pode arrumar a bagagem que vamos ao litoral.
Diante da surpresa da esposa, ele exulta de alegria:
-É isso mesmo que você tá ouvindo: a Polícia Federal entrou em greve.

jjLeandro

sábado, 19 de maio de 2007

SOL URBANO

Porto Alegre - http://www.terragaucha.com.br/DCP_7022.JPG - (Dir. reservados)

*
CIDADE


O sol morre
No cimento
Armado
Pra ir
Brilhar
Do outro
Lado.


jjLeandro

***************************
OUTROS EUS

http://fotolog.terra.com.br/jjleandro60/
http://jjleandro.blog.terra.com.br/
http://www.overmundo.com.br/perfis/jjleandro

segunda-feira, 14 de maio de 2007

PÔR-DO-SOL MUSICAL



O CASO DO SOL MUSICAL


Na partitura
O sol
também
se põe.



jjLeandro

*******

Em um comentário no post anterior sobre as FORMAS DE PÔR-DO-SOL o meu amigo João Gustavo fez uma sugestão sobre o pôr-do-sol na cidade. Tentei alguma coisa. Os exercícios realizados ainda não me satisfizeram, mas acredito que logo logo chegarei a uma conclusão aceitável.

Contudo, durante a sessão de exercício, nasceu esse aí de cima.

Obrigado João Gustavo pela instigação.




COMO O SOL SE PÕE

No mar - http://baixaki.ig.com.br/imagens/wpapers/BXK1252_por-do-sol800.jpg
Direitos Reservados
Direitos Reservados



FORMAS DE PÔR-DO-SOL
*
*
I

Mar

O sol
Nau frágua
No horizonte
Marítimo.
II

Deserto

No pó entre
As dunas
O sol se enterra.

jjLeandro