quarta-feira, 23 de maio de 2007

ÀS ALGEMAS QUEM AS MERECE


Como fazer “negócio” com órgão público


Se você é empreiteiro, tem negócios com órgão público, deseja ser lembrado a qualquer preço e ganhar muitas licitações - da maneira que for possível - então siga alguns conselhos de quem é PhD nesse assunto. Onde ele está agora? Bem, isso não interessa, é mero detalhe. Como aconselhar-se com ele pelo celular? Bem, no momento é impossível. Só através de seu advogado, ou então quando fizerem chegar um celular até ele.

Vamos lá com as dicas:

- Nunca diga “fraude”. Use “negócio”.

- Nunca fale “propina”. Diga sempre “comissão”.

- Nunca diga “superfaturamento”. Fale “readequação orçamentária”.

- A sua empresa é que tem que ser visível; você, não.

- Nunca diga não a um político. O não de hoje pode ser a porta fechada de amanhã.

- Se ele precisar de um favor, ótimo. Isso é meio caminho andado para tê-lo na mão.

- Tenha agentes (calma, não são da PF) infiltrados nos vários escalões de poder. Gente que saiba sorrir e ser pródiga. Quem vai receber o “favor” ou “presente” tem que achar que a mina é inesgotável.

- Se tem filhos pequenos, tenha um bom médico para eles; para você, tenha ótimos advogados de plantão.

- Não confie nem na própria sombra, quanto mais em telefones; se for celular, então, esconjure e bata três vezes na madeira antes de falar.

- Muito cuidado com subalternos, em especial motoristas e secretárias; estão sempre dispostos a abrir o bico e dizer que “recebiam ordens” para tirar o deles da reta.

- Se algum desconhecido lhe procurar propondo um negócio, desconverse; os bons negócios quem tem que descobrir é você. No caso citado pode muito bem ser um jornalista querendo gravar e filmar tudo para um furo de reportagem.

- Só prometa comissão que o seu dinheiro possa pagar. Uma comissão maior que o seu saldo bancário é complicação na certa.

- Mesmo entre quem faz negócios há ética. Nunca se escuse de pagar a comissão que prometeu. Esse velho ditado exemplifica bem esse caso: “Dor de barriga não dá só uma vez”.

- Na maioria das vezes o preço de um homem é diretamente proporcional à importância do cargo que ele ocupa.

- Se tiver problemas com a Justiça, tenha quadros a postos para substituí-lo à altura. O negócio nunca pode parar. Aliás, nesses momentos é quando mais vai precisar dele a mil por hora para pagar os honorários dos advogados.

- Se flagrado em seu negócio, use o paletó para cobrir as algemas. Sendo mulher, ponha óculos escuros e o blazer sobre os pulsos. Não há problema em conservar a bolsa, ela mantém o ar de dignidade.

- Em hipótese alguma quando ficar mal na foto com a Justiça abaixe a cabeça para fugir dos flashs e das câmeras. Quem faz isso é bandidinho pé-rapado.

- Nunca desanime quando enfrentar contratempos com a Justiça. Lembre-se que ficará na cadeia, no máximo, os dias da prisão temporária.

- Uma vez libertado, tenha ânimo! No Brasil, os processos são intermináveis como a corrupção.

- Nunca brigue com a concorrência. Isso pode tornar visível um negócio que trabalha eficientemente em surdina. Ademais, no Brasil há lugar para todos.




jjLeandro



Nenhum comentário: