quarta-feira, 20 de junho de 2007

O INDEFECTÍVEL NO BRASIL É...

Foto: Charge do Henfil


1 - Jamais um político acusado de corrupção admitir ter cometido o crime. Sempre diz: “Isso é uma armação contra mim”.
Quando questionado pela imprensa, ele sai com essa pérola: “Estou tranqüilo porque tenho certeza que a verdade prevalecerá”. Não demora muito ele cai (Foi assim com o Severino na Câmara Federal; a bola da vez é o Renan Calheiros).

2 - Os escândalos no Brasil. Eles são tantos que não nos dão nem tempo para “relaxar e gozar”, como disse a socióloga-ministra Marta Suplicy (que Suplício), referindo-se às filas dos aeroportos. São tantas as quadrilhas flagradas pela Polícia Federal que, em tempos de festa junina, as exatas 64 quadrilhas fichadas só em 2007, com um total de 1.120 participantes, garantiriam o maior arraial do Brasil. E olha que a PF está de oitiva para aumentar esse número.

3 – A crise nos aeroportos. Quando há um feriadão então pode se preparar para o “relaxa e goza” nos aeroportos, a nova terapia governamental para o passageiro sobreviver à irritação dos apagões aéreos. Eles são tão freqüentes que já estão chamando avião de vaga-lume pelo acende-apaga e aeroporto de motel pela terapia de sexo na fila.

4 – Novela da Globo que não tenha um “pobrezinho” correndo atrás do seu “riquinho” como condição para a ascensão social.

5 – Final de novela global na qual todas as mulheres não terminem grávidas. Já reparou nisso?

6 – Mais uma global. O Galvão Bueno não dar início a qualquer transmissão de programa esportivo com o bordão: “Alô amigos da rede Globo!”

7 – Noticiário da imprensa que não traga informação sobre mais um dia de tiroteio nas favelas do Rio de Janeiro. E ainda assim a capital fluminense é chamada por todos, até no exterior, de “Cidade Maravilhosa”.

8 - A cidade de São Paulo sem engarrafamento diário no trânsito; quando chove, o tumulto dos alagamentos. Isso é tão comum quanto a Mega-sena acumular o prêmio.
9 – O Brasil ser o eterno país do futuro. Não será isso desculpa para não assumir a incompetência? E se o futuro a Deus pertence, por que ele sempre adia o nosso porvir? Será que devemos duvidar que Ele é brasileiro, como dizem?

10 – O otimismo do brasileiro. Com perturbações de toda ordem, o brasileiro é ainda o povo mais otimista do planeta a ponto de acreditar que tem o privilégio de estar “deitado eternamente em berço esplêndido”.

11 – Criticar sempre a morosidade da Justiça e nunca encontrar uma solução para isso.

12 – Dizer que todo político é corrupto. Isso é o mesmo que os qualificar de “farinha do mesmo saco”, quando nós sabemos que até as farinhas são diferentes: há delas de milho, de mandioca, de trigo etc. No entanto, os políticos reforçam diariamente esse preconceito com ações deletérias à função, ao País e à Instituição que representam.

13 – A amnésia eleitoral do brasileiro. No dia seguinte à eleição não sabe mais em que candidato votou. Ainda hoje me questiono se Pelé, que foi muito criticado quando disse: “O brasileiro não sabe votar”, não estaria com a razão.

14 - Confundir “jeitinho brasileiro” com habilidade para superar adversidades. Na realidade, quem exercita o jeitinho brasileiro para passar dele à corrupção a única coisa que falta é um mandato político.

15 – O bumbum do mulherio como “instituição nacional”. E uma instituição com aprovação unânime. E pelo menos essa reconhecidamente incorruptível. Apesar de o dramaturgo Nélson Rodrigues considerar toda unanimidade burra, é essa a única burrice que admito.

16 – Brasileiro que faz Miami de Paraguai dos ricos e o Paraguai de Miami dos pobres.

17 – Mesmo com os jogos Pan-americanos aí, a persistência da crença que diz que o importante é competir. Todos nós sabemos que se assim fosse, não havia premiação para os três primeiros colocados.

18 – A certeza do brasileiro de largar a mulher se ela o trair, mas jamais abandonar o time do coração mesmo que ele só lhe dê decepções.
.
.
jjLeandro

Um comentário:

Priscila Silva disse...

que realidade a nossa hein? será um São João bem "movimentado"...rsrs