quinta-feira, 7 de junho de 2007

NOITE CULTURAL

Alma do Tocantins - N. Lira
Pietà - N. Lira

O Tocantins trabalha para valorizar seus talentos artísticos, apresentando-os a sua própria gente e também ao mundo. Isso é o que vai acontecer sexta-feira, 8, no Instituto Tocantinense de Artes (ITA), a partir das 20 horas, em Araguaína, com os trabalhos do artista plástico N.Lira, em exposição até 20 de julho.

Genuinamente tocantinense, ele nasceu em Ananás, cidadezinha da região do Bico do Papagaio com forte expressão econômica na agropecuária. Contrariando todas as expectativas e valendo-se exclusivamente do talento e de uma grande dose de perseverança, conseguiu romper as fronteiras da própria terra e hoje os seus trabalhos espalham-se pelo Brasil e o mundo.

Mas como diz Kaio Diniz, presidente da Associação Cultural Norte Tocantinense, que apóia o evento, a dificuldade de divulgação, como é comum no Brasil, faz com que o artista circule em meios restritos. “Com iniciativas como essas, do ITA e da ACNORT, queremos romper tais barreiras, popularizando nossa arte e nossos artistas”, aposta.

Potencial N. Lira tem, tanto que hoje é uma das maiores apostas da pintura no estado, revela Diniz. A obra do artista é bastante diversa, produzindo também esculturas e artesanato. Em seus trabalhos retrata o povo em sua árdua lida, explorando como cenário a exuberância da flora e fauna tocantinenses. Como os temas abordados são inerentes ao ser humano não perde a universalidade. E isso favorece a inteligibilidade de seus trabalhos em qualquer parte do planeta.

Em seu aprendizado artístico, N. Lira teve aulas com mestres como Papas Stephanos. Já foi premiado e expôs em Goiás. Obras de sua autoria foram impressas em cartões telefônicos da Brasil Telecom. Atualmente vive a fase figurativa, mas transita com desenvoltura do clássico ao abstrato.

ITA Rua Ademar Vicente Ferreira - próximo ao Hospital Regional - Centro


2 comentários:

Verena Sánchez Doering disse...

felicitaciones querido amigo por el trabajo que siempre haces
que tengas un lindo fin de semana y estes muy bien
besitos


besos y sueños

Anônimo disse...

Poxa que lindo pena que Tocantis é tão longe.Beijuss