domingo, 3 de junho de 2007

AMOR DE MÃE

O TEXTO QUE APRESENTO AQUI É DE UMA AMIGA A QUEM JÁ DEVIA TER RENDIDO ESSA HOMENAGEM BEM ANTES...NO DIA DAS MÃES, PARA SER EXATO. MAS PELOS CONTRATEMPOS DA VIDA ISSO NÃO ACONTECEU...POR ISSO PEÇO DESCULPAS PUBLICANDO-O AGORA. MAS O AMOR QUE EMBALA A RELAÇÃO MÃES-FILHOS PRESCINDE DE TEMPO, NÃO É EDNA?
UM ABRAÇO
*

CARTA À MINHA MÃE

Na verdade, mãe, li não sei onde , que mãe é esse ser sagrado, abençoado, protegido em especial pelos anjos. Deve ser. Mãe é pra cedo, à tarde, à noite, sem descanso. Mesmo que ela tenha rosto jovem ainda e esse cheiro de talco e sabonete que você deve, o qual me dá tanta saudade.
Mãe é pedra por fora, trasgos¹ dessa vida e doce de leite por dentro, vontade de Deus. E a nossa mãe é sempre a mais bonita, a mais inteligente, a mais-mais... E você pra mim é a mais importante de todas as mães juntas: é a minha mãe! E não é só por isso que é especial, não. É porque você me ensinou coisas que talvez não estejam em nenhum manual das mães dos outros: confiar no mundo, acreditar na vida e nas pessoas, respeitar e gostar de literatura, café com leite e... tentar sempre! Ensinou-me a fazer da experiência do fracasso, uma lição para o futuro. E mais: que o amor é a coisa mais importante que existe nesse mundo e que a liberdade total que se dá aos filhos nem sempre é amor, é rendição, irresponsabilidade, descompromisso para com suas vidas. E foi por isso mesmo que você me bateu muitas vezes, mas me abraçou muito, compreendeu, perdoou e ensinou milhares de vezes mais...

Sei que se pudesse ler isso, você que é puro doce de leite, iria chorar feito eu no seu colo quando menina. Então, aproveito pra dizer que até chorar você me ensinou. Que é bom, alivia... que depois do choro, tudo vira arco-íris. E é um arco-íris que eu mando a você agora, pra que possa por em sua testa ao redor dos cabelos. Pra quando os anjos a virem passar, fiquem sabendo que você sempre foi a mãe mais amada do mundo!

...Nós estamos longe agora, de novo, como tantas vezes. E a saudade chega doendo mais que as chineladas que levei. Receba meu beijo estalado como aqueles beijos tão gostosos que te dei quando menina!

Edna Feitosa

(¹) trasgos: termo regional, uma espécie de aparição, lado ruim e duro da vida (uma espécie de "assombração" algo que incomoda a alma).
...........

jjLeandro

Um comentário:

un dress disse...

lindooo!

trasgos...hehe!!



beijOs. leandro e edna