segunda-feira, 26 de março de 2007

NA PÁSCOA TOME CUIDADO COM O QUE DIZEM AS CRIANÇAS


ESTE ANO NÃO TEM OVO DE PÁSCOA EM CASA

Adulto continua pensando que criança é boba, ou se não boba, ao menos ingênua. As crianças evoluíram com o tempo. Na era da cibernética, são tão rápidas em absorver as transformações quanto nós adultos somos lentos em perceber isso.
Por conta disso, minha mulher caiu do cavalo na Páscoa passada; e eu junto com ela. Nosso filho de nove anos é o exemplo perfeito do que estou dizendo. O clima pascal permeava tudo: dos lares aos supermercados, da programação de tv à internet. E ele queria, claro, como presente o seu ovo de Páscoa. A mãe, como todas são, buscava cumprir rigorosamente o ritual: “O coelhinho vai pôr o seu ovinho debaixo de sua caminha, filhinho. Quando acordar domingo, ele vai estar lá”, dizia a cada cobrança dele. “Obaaaa!”, era o seu grito de entusiasmo diante da certeza do presente.
Ela foi ao supermercado sem ele, eu estava junto para pagar a minha parte no mico. Optamos por um ovo de um quilo de chocolate. Diante de uma semana de cobrança achamos que qualquer coisa menor representaria desapontamento para ele. Como de praxe, o ovo estava envolvido em papel metalizado com cores brilhantes.
Sábado à noite ele beijou-nos e não se esqueceu de uma última recomendação: “O meu ovo, não deixem o coelhinho esquecê-lo!” Sorrimos. “Pode deixar, filho. O coelhinho vai trazê-lo”.
Quando nos certificamos pela respiração compassada que ele dormia, invadimos o quarto e colocamos o ovo sob a sua cama. No outro dia bem cedinho, ouvimos o berro alto: “Manhêeeeee!!” Corremos assustados ao quarto. Ele desembrulhara o ovo, e com ele na mão, sopesava-o. Paramos diante dele com o coração aos pulos. “O que foi filho...” disse a mãe aflita.
“A senhora tem certeza que um coelho pôs esse ovo?”. Ela gaguejou: “Bem...foi um coelhinho sim.Não foi, meu bem?” Tive que concordar com um aceno de cabeça e um sorriso insosso vestido em meu pijama de bolinhas.
Ele olhou-nos intrigado como quem duvida da inteligência dos adultos. “Eu acho que não!”, disse taxativo. “Na próxima Páscoa não quero que coelho algum venha colocar ovo debaixo de minha cama, viu?”, advertiu-nos. Entreolhamo-nos intrigados: “Não?!” “Claro que não. Um coelhinho não põe ovo grandão assim. Aposto que isso aqui é ovo de Tiranossauro Rex, e eu não quero ser devorado enquanto um bichão desses vem pôr ovo aqui, entendido?”
Balançamos as cabeças contrafeitos, e saímos.
jjLeandro
.
.
TAMBÉM ESTOU EM

3 comentários:

un dress disse...

...por causa das dúvidas...:)

gostei!

abraço

Saramar disse...

rsrsrsrsrsrs....
Essa certamente foi muito boa.
As crianças não são mesmo nada bobas.
Ainda mais esta, filho de quem é!

beijos

Rafaela Silva Santos disse...

Verdade as crianças não são nada bobas,certa vez dando aula uma criança falando sobre pascoa disse que significa libertação e livramento(do povo judeu e do nascimento da crucificação de Cristo) e nada de chocolate e ovo e coelhos que isso é coisa de comércio.E olha que o pequeno tinha só 5 anos...estão muito espertos.Beijuuss