domingo, 15 de abril de 2012

MOSSORÓ TEM CACHOEIRA, TÁ NA MÍDIA

– Mossoró tem Cachoeira — o filho comentou com o pai tão logo chegou em casa.
O velho, intrigado, olhou de esguelha. Mas nada disse.
Dizem que o melhor lugar para aprender é na escola, por isso ele furtou-se a qualquer protesto. O velho era potiguar, descera para Goiás havia mais de três décadas fugindo da aridez nordestina. Vinha agora o filho, de volta da aula, falar que Mossoró tinha Cachoeira. Papo furado.
— Num é papo furado não, pai. Tem agora grande Cachoeira capaz de inundar o Brasil inteiro. Apesar de estar lá, o Centro Oeste foi a primeira região a sofrer sua influência.
Novo olhar silencioso do velho. Entretanto sua cabeça estava a mais de mil. “Esse menino mente”, pensou. “Mas Primeiro de Abril já passou, impossível que seja mentira. Quem sabe uma professora mal informada. Sei que lá tem muito é sal”.
— Nada disso, pai — o moleque parecia adivinhar seus pensamentos. — Lá não tem só sal não. Mossoró tem Cachoeira, tá na imprensa a grande notícia.
O velho enfim rompeu o silêncio, se o moleque adivinhava seus pensamentos, melhor ele mesmo expressá-los, pareceria menos ridículo.
— Filho, não me espanta isso tudo — declarou resignado. — Vejo mesmo que o mundo tá perdido. Não se sabe mais aonde o homem vai parar com esse negócio de mudar a natureza. Bem que o velho Conselheiro um dia disse ‘o sertão vai virar mar’. Conseguia prever tudo, que santo homem! — e pensou que o filho tinha também um pouco das faculdades premonitórias do beato, não estava lendo seus pensamentos? —, só não sabemos o que pode acontecer com tanto desequilíbrio ambiental. Se o mundo corre risco, o Centro Oeste já tá inundando, ao menos o Nordeste pode estar salvo da seca. Vou já pra Mossoró conhecer tal Cachoeira. Onde é lá que fica mesmo, filho?
— Pai, quando chegar lá procura o Carlinhos. Ele vai ser seu guia no banho de Cachoeira.  
O velho voltou-se com uma interrogação no semblante.
E o moleque completou o itinerário em tom de troça:
— É no Presídio Federal.
“Deve ser bairro novo da cidade” inferiu o velho dirigindo-se ao quarto para arrumar as malas. Estava contente com o crescimento de Mossoró nas três últimas décadas.

jjLeandro

Nenhum comentário: