sábado, 29 de maio de 2010

O FUTURO SERÁ FANTÁSTICO


A água é a substância fundamental
Tales de Mileto, filósofo grego pré-socrático




O mundo até o final do século XXI sofrerá grandes transformações. E uma das mais sensacionais acontecerá logo que o homem conseguir massificar o transporte, acumulação e distribuição de energia elétrica sem fio.


Como se pode ler no linque fornecido acima hoje isso já existe mas estamos ainda nos primeiros passos, buscando com a maior rapidez acumular conhecimentos que viabilizem a sua aplicação prática.


Sem dúvida isso será bem mais rapidamente desenvolvido, pelo acúmulo de informações e tecnologia, do que o tempo levado entre a descoberta da eletricidade e a sua aplicação em nosso benefício: nada menos que cerca de 2,5 mil anos, do filósofo grego Tales de Mileto ao inventor americano Thomas Edson.


Você já sonhou com um veículo abastecido por energia elétrica sem o incômodo de parar a trechos de percurso e colocá-lo numa tomada para recarregar suas baterias? Isso será possível.


Como?


A partir do desenvolvimento de outro mecanismo fantástico, o BEGE (Bateria Elétrica Geoestacionária). O que vem a ser isso? Nada mais que um grande satélite na órbita terrestre que capta, acumula e distribui a energia elétrica gerada em nossas hidrelétricas. Poderemos utilizá-la depois em carros, residências, fábricas e um número infinito de equipamentos fixos ou portáteis. A conta para pagar vem como a do nosso telefone, determinando o nosso consumo o seu valor monetário. Magnífico, não?


Um detalhe histórico-geográfico: quem lá adiante vai se favorecer com tudo isso? Nós, brasileiros, pelo imenso potencial hidroenergético que tem o país. Deixaremos de ser o eterno país do futuro, para brilhar no presente. Aí sim, sucessora definitiva do petróleo como fonte energética, a água determinará um novo equilíbrio geopolítico e o Brasil passará a ser o carro-chefe da OPEXE (Organização dos Países Exportadores de Eletricidade) em substituição à extinta OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Seremos detentores de uma fortuna incalculável em eletrodólar.


Haverá também uma mudança radical no cenário fisionômico das cidades. Os fios deixarão de existir em qualquer situação para conexão energética. E, com eles, as torres e os postes. As lâmpadas não existirão mais. A iluminação se fará por um ponto brilhoso no espaço, ou difuso. Em casa, a mesma coisa, o ambiente sob ou sobre você se iluminará.


Todas os rincões mundiais, rurais e urbanos, poderão consumir energia elétrica a partir dos vários BEGEs em órbita.


Os escritores Júlio Verne e HG Wells foram também visionários. Mas muitos dos seus escritos anteciparam inventos a partir de descobertas da segunda metade do século XIX e três primeiras décadas do XX.


jjLeandro

Nenhum comentário: